2015.1

domingo, 31 de maio de 2015

Trabalho em Equipe

Trabalho em Equipe

O trabalho em equipe é algo com o qual nós iremos nos deparar sempre em nossas vidas, normalmente na escola, na faculdade, no trabalho e em muitos outros lugares.
A capacidade de trabalhar em equipe permite que as tarefas sejam executadas com mais rapidez e eficiência, além de ser ideal para tarefas que exigem muitas habilidades, assim cada pessoa no grupo pode oferecer suas habilidades e aprimorá-las, além de aprender outras com seus colegas.
Aliás, quando trabalhamos bem em equipe o ambiente torna-se mais positivo, agradável e produtivo. 




 No entanto, pode ser muito difícil trabalhar em grupo para algumas pessoas, principalmente quando o grupo não tem coesão ou afinidade. Então aqui vão algumas dicas para melhorar o trabalho em equipe:
  • Seja proativo
É muito importante estar disposto a ajudar e resolver os conflitos que surgem diante de um trabalho, então devemos colaborar tentando tomar a iniciativa, sem esperar que alguém cobre algo de nós. 
  • Seja atento à comunicação
"A comunicação deve ter o princípio da eficácia. Ela deve ser transformadora". 

No trabalho em equipe é muito importante a boa comunicação entre os colaboradores, sabendo a hora de falar e de escutar, assim se evita algum mal entendido. Logo, é necessário que se saiba a hora de falar e a hora de calar e ouvir.


  • Inove

O trabalho em equipe favorece a inovação porque " várias cabeças juntas pensam melhor que uma". A criatividade nasce das experiências que temos com o outro, logo, muitas pessoas trabalhando juntas podem trocar suas experiências para criar o novo. Mas, é preciso estar aberto às ideias dos colegas, assim a produtividade só tende a aumentar.
  • Seja confiante e confiável 
Para trabalhar em grupo é preciso estar decidido, ter confiança em si e em suas ideias, então seus colaboradores irão confiar em você. Também é preciso ser confiável, ou seja leal ao grupo. Não é nada legal trabalhar com alguém que sempre quer vencer a qualquer custo e levar  o crédito por todo o trabalho é preciso respeitar o trabalho de seus colegas.

Também é importante acrescentar que qualquer um pode aprender a trabalhar em grupo. Mesmo que prefira trabalhar sozinho é possível aprender a habilidade de trabalhar em equipe. Isso requer treino, como no teatro em que os atores "vestem" seus personagens depois de muitos ensaios. Logo, até as pessoas tímidas, podem desenvolver essa capacidade e acrescentar na produtividade, desde que o ambiente seja saudável e convidativo.

Para que o trabalho dê certo não é necessário que os colaboradores tenham afinidades entre si. A diversidade é uma característica importante em um grupo, a interação das individualidades dos membros pode ser a chave para o sucesso.

O teatro é uma boa ferramenta para aprender o trabalho em equipe, ensina a sensibilidade da dinâmica social, a observar o ritmo do grupo e de cada pessoa. Assim, esperamos que vocês possam desenvolver essa habilidade através das práticas.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ação e reação

Para nós, que estudamos física, a terceira lei de Newton, a lei da ação e da reação, está na nossa mente há um tempinho (nem que tenha sido por decoreba pra prova). Sem se importar com a força peso,gravidade e todos esses valores que deixam as contas complicadas, vamos pensar nesse conceito:

Toda a ação gera uma reação de mesma direção, intensidade e sentido oposto.

A ação e reação é utilizada no jogo teatral de diversas maneiras. Quando somos plateia e assistimos à alguma performance artística, reagimos de alguma forma. Cabe ao artista perceber tal reação e brincar com ela, desenvolvendo-a ou modificando-a. Dentro de cena, por exemplo, também há esse jogo clássico de ação e reação: eu te proponho algo, você responde. 


Não podemos esquecer da intensidade, Newton falou dela! De que vale uma ação toda entusiasmada, se a reação decepciona? Outra coisa muito importante, é surpreender; A espontaneidade da reação está diretamente ligada com o fator surpresa da ação proposta.  



Se pensarmos, uma ação gera uma reação que gera uma ação que podemos chamar de reação da reação da ação.... E por aí vai. Confuso?  Calma, vamos simplificar. Lembra que toda a ação gera uma reação? Então, se deixarmos o jogo rolar, uma cena de ação e reação pode durar muito tempo, porque sempre teremos algo para fazer, sempre teremos algo para reagir. 

O jogo da ação e reação precisa de um alto nível de conexão: precisamos estar ligados ao nosso parceiro e aceitar o que ele propõe, para responder da maneira mais eficaz e criativa que pudermos, deixando o jogo interessante de fazer e também de assistir.

Boas Vindas!!!!!



Boas Vindas!!!
Hey, buddies!!!  Sejam todos bem vindos ao blog do Teatro IFRJ. E essa é nossa primeira
postagem :)

O objetivo desse blog é servir de instrumento de inspiração  e compartilhamento de ideias para as aulas de teatro. 
Durante cada semestre, as turmas cursando a disciplina terão acesso ao blog e assim poderão montar um esquema de anotações pertinentes , tornando o blog o caderno da disciplina (por isso o nome né  :P)
As  anotações serão em forma de texto, vídeo, imagem e tudo mais que couber, ou seja CRIATIVIDADE!

Esperamos que gostem <3